quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Aveia e Colesterol

Dr. Davidson

Em um estudo recente, na verdade, ele concluiu que a maior dose que você precisa comer é 60 gramas (2/3 de xícara) de farelo de aveia por dia. Essa quantidade pode reduzir em até 16% o colesterol ruim (LDL) nos indivíduos submetidos a uma dieta pobre em gorduras. Metade disso - 30 gramas (1/3 de xícara), reduz em 10% os níveis de colesterol.
A farinha de aveia também funcionou, mas é preciso ingerir o dobro para obter o mesmo resultado que o farelo cru de aveia.

Uma das principais observações, segundo o Dr. Davidson, foi o fato de a aveia reduzir suficientemente os níveis de colesterol a ponto de salvar 1/3 do grupo dos usuários de drogas potentes para redução do colesterol.
Segundo outro estudo, após dois meses de consumo diário (até algumas gramas) do farelo de aveia, obteve-se uma redução em 6% do colesterol. Pode-se esperar também que o consumo diário do farelo de aveia possa aumentar em até 15% o bom colesterol (HDL), depois de 2 ou 3 meses.
A principal substância de combate ao colesterol presente na aveia é o beta-glutano, uma fibra viscosa solúvel que se consolida no trato intestinal. Isso interfere na absorção e produção do colesterol, ou seja, uma quantidade maior de colesterol é eliminada da corrente sangüínea.

Conclusão: Se seu colesterol estiver alto - acima de 230 - o consumo diário de farelo de aveia provavelmente o diminuirá.
Se já estiver baixo, a aveia provavelmente não terá efeito algum. Além disso, não espere benefícios adicionais, no caso da ingestão de mais de 2/3 de uma xícara por dia de farelo cru ou uma xícara e 1/3 de farinha de aveia por dia.
Mas fique atento, existem outros alimentos e hábitos alimentares que também ajudam a reduzir o colesterol. (Alimentos - O melhor remédio para a boa saúde - Jean Carper).

Nenhum comentário:

Postar um comentário